quinta-feira, 5 de outubro de 2017

EMBUSTEIRO EM TODO LUGAR

QUALQUER "SEMELHANÇA, É MERA COINCIDÊNCIA"

CRONICA
“O EMBUSTEIRO E A SANTA”

BIOGRAFIA

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 11 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 15 obras lançadas em Portugal em 2016 e 2017, Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)









O EMBUSTEIRO E A SANTA

·        EMBUSTEIRO-Impostor; que se utiliza de mentiras ardilosas, de embustes, geralmente com o intuito de enganar outras pessoas.
·        Indivíduo mentiroso; quem se vale de embustes.
·        embusteiro profissional, que passou de criminoso a consultor do FBI, está de volta à cadeia.Folha de São Paulo, 27/01/2011
·         No meio militar, diz-se do sujeito que gosta de se sobressair dos demais com o uso de apetrechos e distintivos no uniforme, ou força situações para apresentar-se como tal. A tal ato se diz : pagar embuste.
·         O major fulano é muito embusteiro com aquelas medalhas todas.

           “E A BEATA SÓ PEDIA EM PENSAMENTOS (TOMARA QUE A SANTA O CASTIGUE) ”

          Na semana que antecedia o Círio de Nazaré, as preparações em polvorosa, porque depois da festa sacra, o Banquete é realmente o ápice das comemorações na mesa do verdadeiro paraense, NÃO pode faltar: o Pato no Tucupi, a Maniçoba, o Arroz paraense, os licores, o doce de cupuaçu…É o Natal antecipado do nortista, que não economiza para sua verdadeira CEIA amazônica.

A cidade ferve, as luzes depois da procissão das Luzes, parece que não apagaram, continuam sobre o túnel de Mangueiras, desde o prédio do tradicional edifício Manoel Pinto até a beira do Rio.
 No fundo como se o vento levasse o perfume do TUCUPI (Sumo extraído da mandioca brava) que embriaga e inebria quem o consome pela primeira vez, estava no ar.
A Fonte da Praça da República, iluminava sobre os pingos da agua, mendigos e prostitutas tardios que ainda teimavam em ficar debaixo da sombra das mangueiras centenárias.
E a beleza da Catedral no coração da cidade, se iluminou para a Festa.
E as Flores da Berlinda, UNICAS e majestosas, coadjuvantes na festa da Santa, padroeira da Amazônia, esperando na procissão, MILHÕES, sim, milhões de fiéis.

EMBUSTEIRO

Se programou para ir ao CIRIO DE NAZARÉ.

Mas antes, se programou: valendo de seus EMBUSTES, para; desviar fundos e recursos de sua “pasta” para gastar na cidade, onde já tinha até “apartamento” comprado com dinheiro desviado. Sim, ele ia a Festa. Prometeu desde a eleição, que se ganhasse, ia “CUMPRIR SUA PROMESSA” a Santa.
COITADA.
Já tinha tanto pedido.
E agora, mais um, de um LADRÃO.

E a Beata, na missa, REVOLTADA, clamava de joelhos no chão, que a SANTA O CASTIGASSE.

E ele foi.
Comprou a melhor roupa.
E na mala, dinheiro roubado.
Ia “fazer a festa”, comida, amantes, (o, as...) bebidas importadas, muitas adulteradas, que lhe dariam uma bela “ressaca”.

EMBUSTEIRO (Enganar é com ele mesmo...”

E ainda tinha SEGUIDORES para o defenderem, de quem o criticava. Juravam de pés juntos que ele era honesto. (Deveriam receber uns JABÁS)
OUTROS (  ) juravam de pés juntos que ele não era homossexual.
Eu heim!
Parece que já tinha até provado, que era um verdadeiro reprodutor.
Tinha filhos, e agora, parece, até netos.
Eu Heim!

SANTA

Em sua berlinda à espera da festa, NÃO ia se lembrar do EMBUSTEIRO.

Com tantos fieis a sua espera, a espera de seus MILAGRES...

BEATA

E a beata esperava ansiosamente que a SANTA O CASTIGASSE.

*Talvez no futuro ele seja CASTIGADO, talvez, seja preso por seus DESVIOS E CORRUPÇÃO, ou talvez, tenha uma DOENÇA terminal       (que a Beata pede que seja um câncer, uma aids ou uma hepatite C...E PEDE QUE A SANTA A ESCUTE)


EMBUSTEIROS “EXISTEM” EM TODAS AS CLASSES SOCIAIS

·         EMBUSTEIRO POLITICO: Jura de pé junto, que é FIEL ao partido, mas, na primeira BRIGA, corre, feito catita no mato e se desfilia.
·         EMBUSTEIRO LADRÃO: Jura que é honesto.
·         EMBUSTEIRO GAY: jura que é hetero, (A) só ele (A) acredita.
·         EMBUSTEIRO DROGADO: usa droga e diz que é só socialmente. Já tá viciado.
·         EMBUSTEIRO VAGABUNDO: Nunca fez um concurso e tem cargo vitalício.
·         EMBUSTEIRO CORRUPTO; Não vê a hora de se dar bem.
·         EMBUSTEIRO DOENTE: Tem AIDS e HEPATITE C, e diz que é diabético. (Só ele acredita, que o POVO, não sabe)
·         EMBUSTEIRO CORNO: Todo mundo sabe que o filho não é dele, mas ele jura que é o PAI.
·         EMBUSTEIRO MENTIROSO: Jura que é JORNALISTA, QUE SÓ ELE É O BOM ESCRITOR- nem sabe escrever ou bater foto, nunca foi a uma academia ter diploma superior de jornalismo e DIZ que é JORNALISTA, e o maior ESCRITOR DO MUNDO. EGUA!
·         EMBUSTEIRO BOQUIRROTO; fala muito, mente muito, promete muito, DELIRA MUITO....E ainda quer SER POLITICO. EU HEIM! TÁ MORTO, à espera do enterro.